Fiz o Enem, e agora?

1- Tire umas férias merecidas

Você estudou o ano todo, agora é hora de arejar a cabeça, pois ninguém é de ferro.

Tirar um tempo para descansar é extremamente importante para o desempenho cognitivo e para o convívio social.

O descanso é essencial para manter o rendimento. Depois de certo tempo estudando sem intervalos a produtividade não é a mesma. Os adolescentes precisam descansar da rotina de estudos, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor.

2- Prepare-se para os resultados da prova

É completamente normal criarmos expectativas, mas não deixe com que elas tirem sua paz, o que você poderia ter feito você já fez. Agora precisa esperar o resultado e o processo seletivo.

Sentir-se frustrado após não ter alcançado o objetivo desejado também é normal, pois foram inúmeras horas de estudo, uma maratona de provas e muita expectativa, porém esse não pode ser o motivo desistir da faculdade ou tentar uma carreira menos concorrida.

Transforme esse sentimento em motivação (respeitando seu tempo), aproveite para refletir sobre os erros e acertos cometidos e se organizar melhor.

3- Sisu

O Sisu é o primeiro processo seletivo para todos que fizeram o Enem mais recente e não tiraram zero na redação. Os avaliandos concorrem a uma vaga no curso desejado em uma universidade pública.

O sistema permite que o aluno escolha até duas opções de cursos e cada curso possui uma nota de corte, que será definida pela média dos resultados dos estudantes que o escolheram.

4 – ProUni

É um programa de bolsas de estudo parciais e integrais do Ministério da Educação com propósito de promover a inclusão de jovens de baixa renda no ensino superior.

O estudante precisa ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

5- Fies

O Fies é um programa que tem como objetivo oferecer financiamento estudantil aos universitários que estão realizando um curso em uma das faculdades privadas cadastradas no sistema do Fies.

O aluno começa a pagar as parcelas das mensalidades, a juros baixos, após a graduação. Durante o curso, você pagará algumas taxas ou apenas uma porcentagem da mensalidade, a depender de como será o acordo feito com o Fies.

sobre o projeto

A ÓPERA EDUCACIONAL É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SEM FINS LUCRATIVOS, COM O OBJETIVO DE DAR O APOIO NECESSÁRIO AOS ALUNOS QUE DESEJAM OBTER A FORMAÇÃO EM BACHAREL E ENSINO TÉCNICO.

Categorias