Gabarite no vestibular com estas 10 dicas!

Todos querem ir bem no vestibular, mas conseguir isso não é fácil, é preciso muita dedicação, foco e disciplina para conseguir alcançar o seu objetivo.

1 – Se possível, matricule-se em um cursinho. 

O cursinho ajuda muito, pois retoma conteúdos escolares que podem ter sido esquecidos com o passar do tempo. Eles também são ótimos, pois são voltados especialmente para os vestibulares mais concorridos e com mais tradição na cidade ou no estado em que você mora. Lembrando que se você for para o cursinho não pode ter vergonha de tirar dúvidas na aula, ok? 

2 – Estude as opções de vestibular

Analise qual modalidade de vestibular é a mais adequada para você, existem opções como, o vestibular tradicional, em que todos os candidatos fazem as provas no mesmo dia e o resultado sai algumas semanas depois. Tem a opção de vestibular online e presencial ou então o vestibular agendado, caso você precise fazer a prova em um dia menos usual.

Se você realizou a prova do Enem no ano anterior, pode tentar utilizar a sua nota para ganhar uma bolsa de estudos através do Prouni e Sisu, e se você não conseguir a bolsa tão desejada, pode tentar o Fies para financiar e facilitar o pagamento dos seus estudos.

3 – Esteja por dentro dos temas atuais.
Semanas antes do vestibular, separe um pouco do seu tempo para ler sobre os temas atuais. Acompanhe os jornais, noticiários e, se possível, leia editoriais de jornais e revistas.

4 – Utilize a internet a seu favor

Não estamos falando de redes sociais aqui neste tópico, mas sim sobre ampliar seus estudos através de plataformas como, YouTube, onde é possível encontrar aulas gratuitas e completas. No Google também é possível encontrar testes, resumos e dicas de estudo.

5 – Esteja com o psicológico preparado na hora da prova.

Para se manter com o psicológico estável, procure manter uma rotina organizada e não se esqueça de programar alguns momentos de puro relaxamento – que são extremamente importantes para lidar com a ansiedade antes da prova.

Não se abale caso não seja aprovado, muitas pessoas precisam prestar o vestibular inúmeras vezes para conseguir, a nota não define quem você é. 

6 – Faça provas antigas e simulados.

O treino e a prática são ímpares para o seu sucesso no dia do vestibular. Sendo assim, fazer provas antigas e simulados podem ser uma boa forma de fixar conhecimento e aprender.

7 – Faça uma boa revisão.

Revise os conteúdos com frequência, para poupar seu tempo, revise os temas mais relevantes de cada disciplina, nessas horas a orientação de um professor cai muito bem.

8 – Mantenha uma boa alimentação.

É importante manter uma boa alimentação na sua rotina de estudos e no dia da prova, é de grande importância se alimentar bem, beber muita água e ter um sono de qualidade. Ao compor o seu horário de estudos, reserve horas para cada coisa, inclusive o descanso. Não se esqueça de levar água no dia da prova. Ela repõe a perda de líquidos causada pelo estresse.

9 – Confira seu material e documentos.
Um dia antes do vestibular, deixe todos os documentos e materiais separados. Não esqueça de se atentar nas exigências do edital.

10 – Chegue antecipadamente ao local.

O vestibular é sempre muito rigoroso com os horários marcados. Isso significa que, se você se atrasar, pode não conseguir entrar no local da prova. Sendo assim, procure chegar cedo. O ideal é se programar para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência. Não se esqueça de levar uma garrafa de água e um lanchinho.

sobre o projeto

A ÓPERA EDUCACIONAL É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SEM FINS LUCRATIVOS, COM O OBJETIVO DE DAR O APOIO NECESSÁRIO AOS ALUNOS QUE DESEJAM OBTER A FORMAÇÃO EM BACHAREL E ENSINO TÉCNICO.

Categorias