Dicas para escolher a profissão certa para você!

É comum encontrarmos dificuldades para escolher a profissão certa, são inúmeras as opções, e muitas vezes não conhecemos as profissões à fundo. Em meio à indecisão temos também a pressão das pessoas ao nosso redor, tudo isso enquanto ainda estamos no ensino médio, no meio da correria para estudar para o ENEM e para o vestibular, realmente não é fácil.

É importante saber que está tudo bem se a sua escolha não for para a vida toda, às vezes precisamos mudar o percurso e isso faz parte. Ainda assim, é importante fazer a escolha com consciência e cautela. Para isso, fizemos um checklist para o seu processo de escolha. Veja abaixo.

 Conheça suas habilidades: claro que ser bom em matemática não condena ninguém a passar a vida fazendo contas. A escolha é sua, mas ter mais facilidade para fazer alguma coisa facilita o caminho.
Teste vocacional: você pode fazer um teste vocacional com uma psicóloga, é um bom ponto de partida. Com ele, você pode fechar o leque e se focar em um número menor de opções para fazer uma boa escolha. 

Liste suas opções: depois do teste vocacional e depois de pesquisar sobre suas áreas de interesse, faça uma lista das principais opções que você estiver considerando, 3 a 5 delas, por exemplo, e depois, pesquise mais profundamente sobre cada uma delas.

Entenda o mercado de trabalho: analise o tipo de trabalho que os profissionais dessa área têm. Observe os requisitos, as atividades relacionadas no anúncio da vaga e os salários oferecidos.

Liste os prós e os contras: com base na pesquisa que você fez, liste prós e contras de cada profissão que ainda estiver na sua lista e coloque tudo na balança para ver qual tem mais a ver com você. Depois disso você irá notar como ficou mais fácil decidir a sua profissão, boa sorte!

sobre o projeto

A ÓPERA EDUCACIONAL É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SEM FINS LUCRATIVOS, COM O OBJETIVO DE DAR O APOIO NECESSÁRIO AOS ALUNOS QUE DESEJAM OBTER A FORMAÇÃO EM BACHAREL E ENSINO TÉCNICO.

Categorias